Barra de vídeo

Loading...

Dúvidas Frequentes: Qual é o meu tom?



É importante entender que a Escolha da tonalidade apropriada não funciona de forma padronizada tal qual um número de sapato.
Depende da construção da canção escolhida (uma canção em Dó pode ter a linha pautada na tônica Dó, enquanto uma outra na mesma tonalidade pode ser pautada na 5ª G,colocando as linhas vocais em regiões muito diferentes). Depende do tipo de voz,  da experiência do cantor, principalmente da região em que voz faz a transição de peito para a cabeça e do alcance que a canção demanda. 

Algumas canções tem escolha de tonalidade mais simples e fáceis de identificar, por possuírem espectro curto,ou por serem todas pautadas numa só região (peito, cabeça ou 3ª camada). Outras, possuem um espectro mais largo de notas e isso vai demandar um encaixe e caimento apropriado de cada estrofe em uma região vocal,para que a interpretação tenha melhor rendimento e para que possam ser usados todos os recursos  interpretativos dos quais o cantor dispõe. Um cantor experiente pode saber se adaptar  para cantar uma canção numa tonalidade que não esteja apropriada para ele e cantá-la afinada e corretamente, mas isso não significa que será possível  dar o melhor de si em termos de recursos técnicos.   

Alguns cantores possuem a transição mais flexível que outros,  isso é uma condição mais fisiológica do que dependente de treinamento. Pedir para um cantor adaptar-se à tonalidade de uma música ou outra pode funcionar, mas vale a pena moderar no numero de músicas  para não forçar a barra e correr o risco de queimar a voz do cantor no meio da apresentação, ou de apresentar um trabalho em que o vocalista não tem a oportunidade de usar todos os seus recursos e qualificações técnicas, e de dar seu melhor ao público. A Escolha caprichada das tonalidades vai fazer com que o cantor tenha o rendimento interpretativo prolongado, e uma canção bem interpretada sempre empolga mais a plateia.

E você, qual a sua dúvida? Escreva para clara.lima22@hotmail.com 
que ela pode aparecer aqui.


Minhas Pupilas Gabi, Luiza e Clara Cantando no showcase. Foto: Alexadre Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários