Barra de vídeo

Loading...

Dúvidas Frequentes de Canto: Classificação x Alcance e Respiração ao vivo.



Recebo às vezes, e-mails com dúvidas referentes ao canto, e nem sempre é possível responder às perguntas sem ouvir a voz da pessoa para diagnosticar o que quer que esteja rolando ali. Escolhi aqui, algumas que podem ser respondidas independentemente disso e que são muito comuns em sala de aula.

- Fui classificado como Barítono,mas acredito que eu seja tenor.Pois consigo alcançar notas muito agudas e cantar cover de Skid Row no tom original,por exemplo, embora tenha dificuldade para encaixar o grave nesse tipo de música, mas sair sai.
Sebastian Back, Skid Row.

A classificação de naipe está relacionada à área em que a voz passa de voz de peito para voz de cabeça e com a tessitura, que é a área de conforto. A extenssão de alcance é outro fator distinto. Podemos ter um barítono e um tenor como mesmo alcance de espectro,porém a área de conforto e de passagem é que define a classificação vocal. Temos muitos barítonos famosos com alcance absurdamente agudo: James Labrie, Ozzy Osbourne, Bruce Dickinson, Geddy Lee e muitos outros. Se você for um barítono de alcance agudo como esses caras,o problema de cantar o Skid Row não vai ser o agudo,e sim a passagem de peito pra cabeça, que ficará desencaixada da região em que o Sebastian gravou, em relação à passagem dele na época da gravação. É mais provável que a voz trepide no grave do que falhe no agudo nesse caso. Cantar uma música em uma tonalidade que não está apropriada para sua voz é como usar um sapato apertado, ou largo.. Você pode ir ali rapidinho com o sapato, mas se sair pra fazer uma caminhada longa, vai começar a machucar e a graça da caminhada vai pro brejo. 



- Estou perdendo o ar quando canto ao vivo, e isso prejudica a colocação e a aplicação dos drives.

Joss Stone
Recomendo que Iprima a letra completa da música que está fazendo isso contigo e marque as respirações entre palavras. Assista a vídeos do artista cantando ao vivo,pois no estúdio muitas vezes as frases são gravadas sobrepostas.  (O artista já saiu em turnê e cantou aquela música muitas vezes, é possível que tenha encontrado soluções práticas) Atente para o corte de palavras que o artista faz ao vivo e se há backing vocals que alguém da sua banda possa preencher para tirar a sobrecarga do vocal e dar mais espaço para respirar e interpretar.  Leve a folha marcada pros ensaios até decorar a padronagem. Se mesmo assim estiver perdendo o ar, experimente outras tonalidades, pois pode ser um problema de encaixe das passagens.  No caso das mulheres; corpetes, sutiãns ou tops  apertados na caixa toráxica também podem fazer estrago,  o controle respiratório fica prejudicado com um elástico brigando com a movimentação da ossatura. ( na dúvida Experimente gravar um trecho cantando com e sem a peça apertada e compare).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários