Barra de vídeo

Loading...

Pequeno Glossário de Termos Técnicos do Canto

        Coloquei aqui a explicação breve de alguns termos técnicos utilizados no blog e em outros textos de canto, para elucidar o significado de alguns conceitos. Acrescentarei mais verbetes aos poucos.

Área de transição vocal: Conjunto de notas em que ocorre a transição de técnica da voz de peito para a voz de cabeça. Trata-se de um espectro curto (geralmente uma terça).
Pode-se imaginar uma interseção entre 2 círculos

Área de predominância da Música: Local ou Conjunto de notas em que se permanece a maior parte da linha vocal (exclui-se os ápices, como uma média numeral)

Área de alcance total da música: Todas as notas que a música abrange, da mais grave à mais aguda.

Apoio:  também chamado de golpe de diafragma:é uma contração súbita da região do diafragma, (semelhante ao esforço do exercício abdominal ) que dá força para atacar notas de forma potente e precisa e também dá o suporte para a aplicação do drive correto. Pense no início do refrão de The Trooper

Bocca Chiusa: de boca fechada, murmurando

Drive: a mesma coisa que rasgado, ou rasgar a voz.

Extenssão Vocal ou Área de alcance vocal: Conjunto de todas as notas que a pessoa consegue emitir vocalmente (diferente de tessitura, que é a região em que há o controle interpretativo)

Falsetto: Não confundir falsetto com voz de cabeça. Falsetto é uma técnica do lírico, de ajuste das pregas vocais que alguns barítonos tem a capacidade de fazer, que simula uma situação organica, de forma que consigam cantar como contratenor. Falsetto é disparado o termo técnico de canto mais utilizado equivocadamente.

Golpe de diafragma: também chamado de apoio;é uma contração súbita da região do diafragma, (semelhante ao esforço do exercício abdominal ) que dá força para atacar notas de forma potente e precisa e também dá o suporte para a aplicação do drive correto. Pense no início do refrão de The Trooper

Naipe ou classificação Vocal: Classificações que foram criadas para designar o tipo de voz para papéis em ópera (Soprano, Mezzo, Contralto, Tenor, Barítono, Baixo, Contratenor). Estas classificações são orientadas pela tessitura e não pela extenssão vocal.Há outras especificações definindo caracterísicas como colorido e agilidade (soprano Lírico Ligeiro, Tenor Dramático, etc)

Projetar anasalado: o som projetado na região nasal. Pense no refão de crazy train, ou na personagem de fran Dresher no seriado the Nanny -Hi Mr Sheffield!

Stacatto: aos pulinhos. Pense na parte aguda da ária da rainha da noite de Mozart

Tessitura: Conjunto de notas em que a interpretação vocal rende e canta-se com conforto (diferente de Extenssão, que é a totalidade de notas que podem ser emitidas)
Cerca de uma oitava e meia para vocal de Metal, e duas oitavas para o Lírico.

Voz de peito: A Voz Mansa em que a garganta vibra. Pense João Gilberto, ou a primeira estrofe de Tears of the Dragon.

Voz de cabeça: A voz acima da área de transição, projetada na máscara; Pense no refrão de de Tears of the Dragon, ou de Carry On.


Um comentário:

  1. Muito bom e esclarecedor!!! Adorei os exemplos! Em especial, o do "projetar anasalado"... ahaha!!! Bjsss...

    ResponderExcluir

Comentários