Barra de vídeo

Loading...

Sobre a Fadiga Vocal

      Outro dia um rapaz me abordou depois do show e me confessou que tem vontade de cantar ao vivo, mas não se arrisca porque sente sua resistência vocal ceder; me relatou que depois de quatro ou cinco músicas a voz começa a falhar, e me fez algumas perguntas sobre isso;
       Primeiramente é bom lembrar que cantar, assim como tocar um instrumento, requer o fortalecimentos de certos músculos, assim como num esporte; este fortalecimento só se dá com a prática.
Assim como um esportista iniciante que acaba de comprar seu primeiro par de tênis de corrida não espera correr uma maratona na primeira semana, um cantor que canta ocasionalmente e não está habituado a rotinas de ensaios ou aulas de canto também deve ter paciência e se empenhar a crescer sua resistência gradualmente.
         Outro fator que existe e que pode ser causador desta fadiga vocal, é a possibilidade de estar cometendo, sem querer, algum erro técnico de ordem agressiva vocalmente.
Por exemplo; cantar uma canção que está numa altura inadequada para o tipo vocal da pessoa (forçando demais para o grave ou agudo), forçar um drive de garganta, cantar com voz de peito notas que deveriam estar impostadas como voz de cabeça, coisas deste tipo.
       Um bom medidor para avaliar se o problema é de ordem técnica e não de resistência é experimentar cantar outras músicas de outros artistas e estilos vocais bem diferentes e ver o que acontece.
       Outros causadores de desgaste vocal podem estar relacionados com fatores como ar condicionado e alimentação; para saber mais sobre isso, leia a postagem alimentos a evitar antes de cantar

2 comentários:

  1. oi clara, meu nome e romario, e eu sonho em ser cantor.
    mas eu não sei meu timbre vocal, e mais eu tenho medo de cantar no miclo fone, porq a voz, fica diferente.. eu queria uma dica. por favor, mim ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Romário, em breve postarei um texto sobre uso de microfone, com sugestões de uso adequado! Um abraço.

      Excluir

Comentários